quarta-feira, 22 de junho de 2011

AS FESTAS JUNINAS


Junho é o mês de São João,Santo Antônio e São Pedro.Por isso,as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festas Joaninas" especialmente em homenagem à São João.
O nome Joanina teve origem,segundo alguns historiadores,nos países europeus católicos no século IV.Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina.Trazida pelos portugueses,logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim(mandioca),milho,jenipapo,leite de coco e também nos costumes, como o forró,o boi-bumbá,a quadrilha e o tambor de crioula.Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas.Os franceses,por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspiradas na dança da nobreza européia.Já os fogos de artifício, que tanto embeleza a festa,foram trazidos pelos chineses. A dança de fitas, bastante conhecida no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos,a fogueira,que é o maior símbolo das comemorações juninas,tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria.Para avisar Maria sobre o nascimento de seu filho São João Batista,Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte, esperando também obter auxílio após o parto.

fonte: arteeducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário